3 dicas para iniciar no ramo de estética

por Amanda Corrêa



Iniciar no ramo estético é uma ótima opção para quem deseja empreender, já que no país, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a procura por procedimentos estéticos não invasivos cresceu 390% nos últimos anos. Com esse mercado aquecido e cheio de oportunidades, procurar entender como ele funciona e quais as melhores formas de inserir-se nele, já é um grande primeiro passo!


Caso você tenha interesse na área, continue a ler esse artigo para conhecer 3 dicas essenciais para iniciar no ramo da estética.



1 - Estude as tendências de mercado


Com uma variedade de tratamentos e possibilidades que surgem a cada ano no ramo, procurar novidades em terapias e tecnologias é um ponto fundamental. Afinal, não adianta entrar no mercado estético para ser mais um, certo?


E isso pode ser entregue através de uma experiência ou atendimento diferenciado, equipamentos altamente tecnológicos com resultados mais rápidos e duradouros, ou até mesmo oferecendo serviços para um público alvo diferente.


Uma das tendências que podemos observar é a estética masculina, que vem sendo cada vez mais procurada no país. Segundo dados da Euromonitor International, em cinco anos, as vendas de produtos de cuidados pessoais masculinos cresceram 70% no Brasil. Isso revela uma maior preocupação dos homens em relação a beleza e estética.


Além da estética para homens, a depilação a laser, microagulhamento, estética íntima e tecarterapia também estão entre os procedimentos que mais estão em alta nos últimos meses.


Quanto ao estudo de mercado, não podemos deixar de mencionar a importância de conhecer muito bem os concorrentes. Como está o preço do serviço que é ofertado por eles, o que é ofertado, quem são seus clientes e como o atendimento é prestado, são informações básicas que poderão fazer toda a diferença para você!



2 - Faça um plano de negócios


Após entender sobre o mercado estético no geral e seus concorrentes, é essencial montar um plano de negócios para dar início a sua clínica e estar preparado para diversas situações. Este item é indispensável, já que com ele é possível planejar o futuro da sua empresa, traçar objetivos e evitar riscos futuros.


Os pontos importantes a serem analisados na hora de montar um plano de negócios são:


  • Qual seu público alvo

  • Quem são seus concorrentes

  • Quais os pontos fortes e fracos da sua clínica

  • Quais procedimentos serão realizados

  • Qual a média de preço dos serviços ofertados

  • Quais os custos e despesas iniciais

  • Quais os investimentos fixos

  • Quais as melhores opções de fornecedores


Respondendo esses itens com sinceridade e após muita pesquisa, fica mais fácil criar cenários em que sua clínica de estética vai bem e não vai tão bem, e se preparar melhor para situações adversas.



3 - Invista em estrutura e equipamentos de qualidade


Escolher a localização ideal para o seu negócio pode levar tempo, mas é uma das etapas mais importantes, já que ela tem grande influência quanto aos clientes que irão frequentá-la. Por isso aconselhamos a primeiramente definir um público alvo, para depois decidir onde irá se fixar a sua clínica.


Na hora de realizar visitas aos imóveis, observe se o local é seguro, se possui estacionamento, e se já existem outras empresas do ramo de estética na vizinhança.


Além disso, uma estrutura confortável, com móveis bem pensados, luminosidade agradável e paredes com cores relaxantes, podem fazer a experiência ser muito mais especial para o cliente. Por isso, pesquise tendências de ambientes ou contrate um especialista para ajudar você nessas escolhas.


Por último, mas não menos importante, estão os equipamentos. Após definir quais procedimentos serão realizados na clínica, escolher um fornecedor competente, que oferece produtos de qualidade e preços competitivos, é essencial. Aqui na RentalMed temos uma variedade de aparelhos altamente tecnológicos, assim como cosméticos de linha profissional, que atendem todas as necessidades do seu negócio.




Além disso, a RentalMed oferece cursos de capacitação, workshops e ótimas condições de pagamento, que podem ajudar você a dar o start inicial no seu negócio de forma muito mais rápida.


Temos certeza que uma clínica bem planejada e que investe em tecnologias exclusivas do mercado, tem tudo para alcançar o sucesso!


Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!


Até a próxima!

81 visualizações