Rotina de cuidados com a pele: 4 passos essenciais

por Amanda Corrêa



Manter uma rotina de cuidados com a pele pode parecer tarefa difícil, mas basicamente exige paciência e escolher os produtos realmente eficazes e adequados para você. Com o tempo, seguir as etapas essenciais para manter uma pele saudável e bonita fica mais simples do que se imagina e acaba fazendo parte do dia a dia.


Selecionamos 4 passos essenciais para você começar hoje mesmo sua rotina de cuidados com a pele, e assim, irradiar sua beleza natural, que está tão em alta nos últimos anos! Confira:



1º ) Qual seu tipo de pele?


Antes de escolher qualquer produto ou procedimento, é preciso identificar seu tipo de pele e prestar atenção em como ela se comporta. Existem 4 tipos básicos, que são determinados por genética, mas que variam devido a fatores externos e internos como clima e alimentação. Entenda:


  • Pele normal - A pele normal é o termo usado para aquela que não é nem muito oleosa e nem muito seca, ou seja, é equilibrada e saudável. Ela apresenta poros pequenos e pouco visíveis. É aquela “pele de pêssego” que todo mundo deseja ter. Para esse tipo de pele, é recomendado produtos suaves e não muito agressivos.

  • Pele seca - A pele seca é sensível, e pode-se notar descamação, pouca flexibilidade, sensação de repuxamento e aspereza. Esse tipo de pele é mais raro, e tem uma tendência maior a produzir rugas, devido a sua dificuldade para produzir gordura de boa qualidade e assim, formar uma membrana hidrolipídica. É recomendado que as peles secas não sejam esfoliadas, e sim, higienizadas com produtos à base de extratos calmantes e tonificada com loções que não possuem álcool. Por ser ressecada, ela necessita ser hidratada com cremes mais pesados.

  • Pele oleosa - Esse é o tipo de pele mais comum no Brasil, devido a, principalmente, fatores climáticos e exposição solar. Sua grande produção de oleosidade e aspecto brilhoso, se dão devido aos poros serem mais abertos e dilatados. A pele oleosa tem maior tendência à formação de acne, e necessita uma limpeza mais profunda no dia a dia.

  • Pele mista - Já na pele mista, as maçãs do rosto são mais ressecadas, e há maior oleosidade na zona T (nariz, testa e bochechas), devido a uma quantidade maior de glândulas sebáceas nessas regiões. O aspecto da pele mista pode variar de acordo com a dieta, estresse, clima, podendo apresentar acne. Para esse tipo de pele, é ideal que não se use produtos muito gordurosos, e sim, soluções mais suaves.



2º) Limpar


É muito importante que a pele seja higienizada diariamente ao acordar e ao final do dia. Isso porque, de manhã, a pele está com o sebo acumulado durante a noite de sono, e até os resíduos do lençol e do travesseiro. Já a noite, a limpeza é indispensável, pois é preciso remover as impurezas acumuladas no dia e os produtos que foram utilizados na pele, como protetor solar e maquiagem.

Para uma limpeza eficiente, recomendamos o Sabonete Líquido Maracujá Ecco’s. Ideal para todo tipo de pele, o produto é capaz de desobstruir os poros, sem causar irritação. Possui extrato glicerinado de flor de lótus, sendo eficaz na retirada das impurezas mais profundas da cútis.



3º) Equilibrar


Equilibrar nada mais é que hidratar com os produtos certos, buscando suprir as necessidades do seu tipo de pele. A hidratação deve ser feita diariamente, e para as peles oleosas, é indicado que seja feita somente durante a noite (nesse caso, é bom optar por um protetor solar que inclua uma loção hidratante em sua fórmula).

O Nano Up Factor Ecco’s é uma excelente opção para quem deseja uma extrema ação hidratante. Possui avançada tecnologia das Nanopartículas e Fatores de Crescimento, promovendo máxima ação anti-aging e anti oxidante. Seus ativos proporcionam efeito lift e iluminador, além de atribuir mais viço, firmeza e elasticidade à pele.



4º) Proteger


A proteção contra os raios UV é um dos cuidados básicos e mais importantes da rotina de cuidados com a pele. A aplicação do produto deve ser feita diariamente pela manhã, independente do clima, e reaplicada durante a tarde.

A proteção solar, além de impedir o envelhecimento precoce, também evita o aparecimento de manchas e melhora a textura da pele.

Indicamos o Protetor Solar Eco Milk Sun, com proteção FPS 45. Esse poderoso produto possui toque seco, e protege a pele contra as radiações UV-A e UV-B, sendo 100% fotoestável. Rico em ativos que melhoram o tônus e a elasticidade da pele, também é utilizado como finalizador em procedimentos estéticos. Ele é super indicado para peles muito sensíveis à queimadura solar.



Viu como não é nada difícil? Com apenas alguns produtos e passos simples, você pode iniciar sua rotina de cuidados e procurar mantê-la como um ritual, sendo feita diariamente ao acordar e antes de dormir.



Aqui na RentalMed, temos diversos produtos de qualidade para seu skincare, feitos para todos os tipos de pele! Clique aqui e acesse agora nossa loja virtual!

36 visualizações